top of page

Câncer de Tireoide e

Tratamentos

Tipos de exames

Ultrasson de Tireoide

Punsão da Tireoide

Câncer de Tireóide

 

Os cânceres de tireoide são classificados em:

 

  • Carcinoma papilifero: é o tipo mais comum, presente em 65% a 85% de todos os casos. Pode aparecer em pacientes de qualquer idade, porém predomina entre os 30 e os 50 anos. Devido à longa expectativa de vida, estima-se que uma entre mil pessoas tem ou teve esse tipo de câncer. A taxa de cura é muito alta, chegando a se aproximar de 100%.

  • Carcinoma folicular: tende a ocorrer em pacientes com mais de 40 anos, compreende de 10% a 15% dos casos de câncer de tireóide. É considerado mais agressivo do que o papilifero. Em dois terços dos casos, não tem tendência à disseminação. Um tipo de carcinoma folicular mais agressivo é o Hurthle, que atinge pessoas com mais de 60 anos.

  • Carcinoma medular: afeta as células parafoliculares, responsáveis pela produção da calcitonina, hormônio que contribui na regulação do nível sanguíneo de cálcio. Esse tipo de câncer costuma se apresentar nas taxas de 5% a 10% e são de moderadamente a muito agressivos, sendo difícil o seu tratamento.

  • Carcinoma anaplásico: é muito raro, porém é o tipo mais agressivo e tem o tratamento mais difícil entre todos os outros, sendo responsável por dois terços dos óbitos causados por câncer da tireóide.

 

A agressividade do tumor, resposta ao tratamento e a disseminação das metástases dependem de vários fatores, entre eles:

 

  • Tipo histológico: em tumores mais diferenciados, ou seja, aqueles cujas células se parecem mais às células originais da tireóide, respondem melhor ao tratamento. Nos tumores indiferenciados, ou aqueles em que as céluas tumorais perderam a arquitetura da célula original tireoidiana, são de difícil tratamento;

  • Tamanho inicial: os tumores menores, na maioria das vezes, têm a menor chance de metastatizar;

  • Idade do paciente vs. diagnóstico: os extremos das idades (idosos e crianças) apresentam tumores com maior potencial de risco.

 

A detecção e o tratamento precoces garantem o sucesso do tratamento no câncer de tireóide, além de ser necessária uma monitorização frequente para avaliar se há risco de recorrência.

                                        

 

Sintomas do câncer de tireóide

 

Normalmente, o câncer tireóidiano desenvolve-se lentamente. O primeiro sinal costuma ser um ou mais nódulos indolores no pescoço,que avançam, habitualmente, sem deixar sinais ou sintomas expressivos. Crescem gradativamente e podem, ocasionalmente, pressionar a traquéia, causando dificuldades para engolir ou respirar.

Estes sintomas são comuns a várias doenças benignas, que devem ser igualmente investigadas.

 

Diagnóstico do câncer de tireóide

 

Inumeros sao as suspeitas que levam a um cancer de tireóide. Um dos mais comuns é encontrar um ou mais nódulos na tireóide, que podem ser detectados através do auto-exame, ou através de ultrassonografias.

Os nódulos são comuns e apenas 5% são cancerosos.

Para se confirmar  o diagnóstico de câncer de tireóide é necessário uma biópsia de aspiração com agulha fina, normalmente guiados por ultrasson. Neste procedimento, uma agulha pequena é introduzida na pele, atingindo um nódulo da tireóide, de onde se extrai uma amostra do material que existe dentro do nódulo.

Esse material é analisado em laboratório para a confirmação ou não da existência de células cancerosas.

Em geral, estas biópsias são rápidas e seguras, e não chegam a causar incômodo.

 

 

Tratamento do câncer de tireóide

 

O tratamento do câncer de tireóide varia de acordo ao tipo de tumor.

O principal tratamento se consiste em uma cirurgia de Tireoidectomia Total, onde toda a glândula tireóide será ressecada, associado a um esvaziamento cervical dependendo do tamanho do câncer ou caso haja linfonodos palpáveis.

 

A terapia por radiação com iodo radioativo é utilizada como tratamento complementar pós cirurgia, ou quando o tumor é irressecável ( neste caso como tratamento principal). 

 

A quimioterapia pode ser utilizada nos casos de Tumor Anaplásico

 

O apoio piscicológico e a participação em grupos de apoio, ajudam a combater o estresse causado pela doença.

 

 

Fatores de risco do câncer de tireóide

 

A ocorrência de câncer da tireóide não está relacionada a idade do paciente, podendo acontecer em qualquer faixa etária e especialmente em pacientes que passaram por tratamento por radiação no pescoço. A maior incidência de câncer da tireóide ocorre em pessoas que receberam tratamento de radiação quando crianças.

Outros fatores de risco são histórico familiar de câncer da tireóide e bócio crônico.

 

 

 

Fale conosco

Contatos : (65) 3648-7598

(65) 3648-7600

(65 98116-5084

Av. Rubens de Mendonça, 5.500

Bairro: Morada da Serra

Cuiaba - MT

cep 78 055-500

 

Siga-nos

  • w-facebook
bottom of page